Com aproximadamente 1.200 ilhas, águas azuis e aldeias pitorescas ricas em história, a Croácia atrai cada vez mais viajantes para suas costas. Na verdade, a Croácia fechou o ano de turismo de 2012 como o destino de crescimento mais rápido do Mediterrâneo, atraindo viajantes com seus parques nacionais intocados, esportes de aventura e patrimônios mundiais da UNESCO, como a cidade velha medieval de Dubrovnik. Há mais grandes novidades pela frente quando a Croácia entrar na União Europeia no verão de 2013 como o 28º estado membro e, especialmente para os viajantes americanos, o país manterá seu uso da kuna, a moeda doméstica, que é mais gentil com o dólar americano do que o euro. Embora viajar na Croácia seja muito fácil, aqui estão algumas coisas que você pode e não deve fazer para ajudá-lo a navegar pelas diversas ofertas do país com mais facilidade.
Não tenha medo do ônibus
Ao contrário de outros países europeus onde bater nos trilhos é um acéfalo, viajar de trem croata nem sempre é a maneira mais fácil de se locomover. Embora a Croatian Railways , a companhia ferroviária nacional, conecte muitas cidades, não há serviço no sul, por exemplo, de Split para turistas até Dubrovnik , sem dúvida o destino de viagem mais popular da Croácia. Há apenas um serviço de trem limitado na península da Ístria, um ponto de acesso de viagem no norte comparado à Toscana por suas colinas de vinhedos e oliveiras. A solução de transporte público? Suba no ônibus! A empresa de ônibus Libertas Dubrovniktem até 13 ônibus viajando entre Split e Dubrovnik todos os dias, e a viagem geralmente leva cerca de 4 horas, apenas uma hora a mais do que se você estivesse de carro. Para viajar para Istria, tente a empresa de ônibus Autotrans ; eles têm uma linha que o levará da capital da Croácia, Zagreb , à antiga cidade romana de Pula, por exemplo, em cerca de 5 horas — 2 horas a mais do que dirigir de carro.
Dirija com cuidado (e não fale no celular)
Embora os ônibus croatas possam funcionar bem, se você quiser circular mais livremente, alugue um carro. Todas as principais locadoras, da Avis à Hertz, estão representadas na Croácia e podem ser retiradas no aeroporto de Zagreb. Geralmente é mais barato reservar on-line e é melhor reservar com antecedência se você estiver fazendo uma viagem de verão – os carros estão escassos nos meses populares de julho e agosto. Quase todos os croatas conduzem uma transmissão manual, por isso, se preferir automático, informe a locadora de automóveis quando fizer a reserva. Além disso, não dirija e fale ao celular – é ilegal na Croácia e rigorosamente aplicado. Você pode dirigir com sua própria carteira de motorista e passaporte por até 6 meses, após o qual você precisará de uma carteira de motorista croata. E enquanto os sinais de trânsito são facilmente legíveis na Croácia, a condução às vezes não é. Os motoristas locais tendem a passar de forma agressiva e, embora as vistas da rota costeira de Split a Dubrvnik sejam de tirar o fôlego, mantenha os olhos grudados na estrada – os guarda-corpos em algumas das curvas fechadas não parecem muito tranquilizadores. Mas você dirige do lado direito da estrada na Croácia, então você pode relaxar com isso.
Pegue balsas e alugue um barco
Se você está visualizando muitos mergulhos paradisíacos em águas azuis claras, então as ilhas croatas estão chamando seu nome. A maioria dos moradores das ilhas croatas tem seus próprios pequenos barcos para viajar entre as ilhas e a costa – é a maneira mais fácil de se locomover. As balsas públicas na Croácia são outra maneira comum de ir de ilha em ilha. A maior companhia de ferry com mais conexões na Croácia é a Jadrolinija ; há também muitas empresas regionais menores que você pode perguntar ao Conselho Nacional de Turismo da Croáciacerca de. Tenha em mente que os passeios de ilha em balsas comerciais podem ser difíceis de planejar e muitas vezes ineficientes. Por exemplo, as balsas norte-sul (Rijeka a Dubrovnik), funcionam apenas 2 vezes por semana. Se você precisar de mais flexibilidade, considere alugar um barco.